Dinâmica transforma aula em quiz interativo para aprendizagem de matemática

Atividade teve como objetivo estimular o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisão sob pressão

O aprendizado de matemática pode ser ainda mais envolvente quando aliado à ludicidade. Pensando nisso, os professores dos 7º anos do Colégio Politécnico aplicaram o projeto “Quem Quer Ser um Milionário”, inspirado no famoso jogo de perguntas e respostas. A dinâmica transformou a sala de aula em um verdadeiro quiz interativo, onde os alunos foram desafiados a responder questões matemáticas de diferentes níveis, acumulando pontos a cada resposta correta. Mais do que testar conhecimentos, a atividade teve como objetivo estimular o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisão sob pressão.

A atividade foi uma revisão dinâmica sobre números inteiros e múltiplos, adaptada do formato do jogo “Quem quer ser um milionário”. O objetivo foi iniciar a revisão dos conceitos estudados de forma mais envolvente e interativa, rompendo com a rotina tradicional de sala de aula.

“O projeto estimulou o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os membros do grupo de alunos, proporcionando uma aprendizagem mais participativa. E ao apresentar suas respostas simultaneamente, os alunos puderam observar a diversidade de raciocínios e interpretações, o que enriqueceu a compreensão dos conceitos abordados. O formato do jogo, com o tempo contado e a necessidade de uma resposta rápida, gerou um ambiente de entusiasmo e motivação. Essa abordagem ajudou a manter a maior parte dos alunos focados, incentivando-os a se concentrar na resolução dos problemas de maneira mais ágil e dinâmica. A interação entre os membros de cada grupo também favoreceu a socialização de diferentes estratégias de resolução, promovendo uma aprendizagem colaborativa e mais efetiva”, explicou o professor Édrei Henrique Lourenço.

“Além do processo de revisão do conteúdo aplicado em sala de aula, a atividade possibilitou a correção de erros e o esclarecimento de dúvidas, garantindo uma aprendizagem mais significativa. Como professor, percebo que a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática garante um envolvimento da turma, tendo um aprendizado eficaz e prazeroso. Esse tipo de prática mostra que a matemática pode ser ensinada de maneira dinâmica e aplicada à realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais concreto e motivador”, contou o professor Daniel Medeiros da Silva.

“A resposta dos alunos foi extremamente positiva! Eles se envolveram com entusiasmo e demonstraram maior interesse pelos conteúdos matemáticos. O formato dinâmico e gamificado proporcionou um ambiente motivador, no qual aprender se tornou um desafio divertido. Com esse projeto, conseguimos tornar a matemática mais acessível e prazerosa, reforçando conteúdos de forma interativa e promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o aprendizado”, comentou o professor Édrei.

A aluna Manuela Castro Manente achou que a proposta uniu diversão e aprendizado. “No momento em que a professora disse que iríamos fazer uma dinâmica a sala já animou! Eu acho que dinâmicas são as formas mais legais de fazer uma aula, pois envolve diversão e aprendizado. A emoção de responder as perguntas e expressões númericas antes de todos dá uma esperança e fornece o desenvolvimento e a agilidade para fazer as contas. Matemática não é sempre um assunto legal, tem muitos que não gostam, acredito que a ideia de substituir aulas tradicionais por dinâmicas seja maravilhosa!

Adoro o fato de saber que posso aprender brincando. É a melhor forma de fixar conteúdos na mente!”, contou a estudante.

“O professor reutilizou todo o conteúdo que foi abordado em sala de aula e resumiu em um jogo popularmente conhecido chamado ‘Quem Quer Ser um Milionário’. Nessa brincadeira que o professor fez, ele colocou várias questões de matemática envolvendo os conteúdos estudados. E expressões numéricas envolvendo tanto números positivos quanto números negativos. Nesse jogo, a sala foi dividida em cinco grupos e cada grupo tinha de resolver a questão da maneira que melhor achava. Eu achei que dessa maneira a sala pode compreender melhor o conteúdo que foi estudado e também foi uma forma mais dinâmica de poder sair um pouco da rotina e dar uma descontraída”, finalizou a aluna Maria Vitória de Almeida Dias.

 Vantagens da Dinâmica

– Estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisão sob pressão;
– Torna o aprendizado mais interativo e motivador;
– Promove o trabalho em equipe e o espírito colaborativo;
– Desenvolve a confiança dos alunos ao responderem perguntas em um ambiente desafiador;
– Reforça conteúdos matemáticos de forma divertida e significativa.

Resultados Alcançados

– Maior engajamento dos alunos nas aulas de matemática;
– Melhoria na fixação dos conteúdos, já que a dinâmica incentiva a aplicação prática do conhecimento;
– Desenvolvimento do pensamento estratégico e da capacidade de resolver problemas;
– Aulas mais dinâmicas e participativas, tornando o aprendizado mais prazeroso. (Gabrielle Pustiglione)

Manuela: proposta une diversão e aprendizado – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
Maria: sala compreende melhor o conteúdo – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
, – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
, – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
, – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
, – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA
, – Crédito: DIVULGAÇÃO / COLÉGIO POLITÉCNICO DE SOROCABA