Alunos do Poli são aprovados até em universidades internacionais

Um marco para os estudantes que partem do Ensino Médio direto para as universidades

A conquista de uma vaga em universidade é o sonho da maioria dos estudantes, e é possível alcançá-la junto à conclusão do Ensino Médio. É o que aconteceu, em 2024, com alunos das duas unidades do Poli. As vagas foram conquistadas em diversas faculdades e universidades importantes do País e internacionais. Com orgulho, o Poli descreve as narrativas de alguns alunos que se empenharam, superaram barreiras e conquistaram a tão sonhada aprovação.

“Ingressei no colégio no 7º ano com uma bolsa 100% e, assim, permaneci até o fim do ensino médio. Durante esse trajeto todo, eu encontrei amigos e professores que levarei para a vida. Meus professores, que me apresentaram não só ensinamentos, mas também lições que levarei para a vida. Durante meu treinamento para os vestibulares, uma das professoras, a que mais agradeço, é a Cássia, de gramática. Graças a ela, eu gabaritei as questões de língua portuguesa da PUC e tirei de letra as da Unesp. Quando eu lia as questões do vestibular, era como se ela estivesse do meu lado falando ‘isso sua linda’, é uma frase que ela diz quando acertamos as questões na sala de aula. Isso foi ótimo, me deu muita confiança como bolsista, realidade que é presente ainda hoje, porque, embora eu tenha passado em 2º lugar na PUC, ainda preciso de uma bolsa, já que minha família não tem condições de custear a faculdade. Então, quando me perguntam sobre a relevância de ser bolsista, eu saliento que ela é de suma importância, porque foi graças a isso que eu participei de olimpíadas, aprendi a lidar com vestibulares e estou colhendo resultados”, Ana Júlia Santos Ramos, aprovada para o curso de enfermagem na Puc e Uniso.

“Foram tempos difíceis e Kaua sempre focado, determinado, teve coragem para superar os obstáculos da vida e perdas importantes. Focou nos estudos, fez o que sempre gostou, trouxe medalhas em olimpíadas e sempre pôde contar com ajuda, empenho dos educadores do Colégio Politécnico”, declarou Claudia, mãe do aluno Kaua Teixeira Broglio de 18 anos, aprovado para o curso de física na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Agradeço a Deus todos os dias pelo Samuel ter estudado no Poli, tenho muito orgulho de falar que meu filho foi bolsista no Colégio Politécnico de Sorocaba. Sempre exemplar e sempre teve o incentivo dos professores na busca dos sonhos e dispostos a ensinar, dialogar sobre a vida acadêmica. Foram sete anos de dedicação no Poli, medalhas em olimpíadas…, o colégio foi uma porta que abriu na vida do Samuel, que agora segue para a universidade”, Rosania Faria, mãe de Samuel Victor de Faria Silva, 17 anos, aprovado para o curso de matemática na Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Os gêmeos Enzo e Marcella Guitti desafiaram os obstáculos, como a perda da mãe, e ganharam cada vez mais o incentivo do pai e da irmã mais velha para lutar pelos sonhos. Os estudantes, sempre exemplares, conquistaram vagas em importantes universidades e com orgulho deixam uma mensagem de agradecimento.

“A melhor parte de passar na faculdade é poder contar para quem eu amo e ver suas reações, que foram, muitas vezes, até mais animadas do que a minha. Não existe coisa melhor do que ver o orgulho estampado no rosto de quem você ama, ainda mais sabendo que você é a fonte desse sentimento. Estou muito feliz com essa conquista, principalmente porque eu sei que ela não é só minha, mas dos meus amigos, familiares e professores que estiveram ao meu lado e acreditaram que eu conseguiria até mais do que eu mesma acreditei”, Marcella Guitti, aprovada em engenharia agronômica na USP Piracicaba; na Unesp Botucatu (8º lugar) e na Ufscar Araras (14º lugar).

“Com imensa alegria e orgulho, encerro um ciclo importante ao concluir o ensino médio e celebro uma nova conquista: minha aprovação em uma universidade pública”, Enzo Guitti, aprovado em engenharia civil na Unesp Bauru e está na fila de espera da Unicamp.

“Pietro sempre foi dedicado aos estudos e aproveitou ao máximo os anos em que esteve no Poli, vencendo muitas dificuldades e buscando sempre o seu melhor, o que contribuiu muito para o seu aprendizado – conquistando excelentes notas, medalhas e até a nota 900 na redação do Enem – como também para seu desenvolvimento pessoal. Pensando em seguir a carreira do seu avô, tem como primeira opção cursar direito, estando na lista de espera da UFMG, que oferece o 2º melhor curso de direito do País. O curso de bacharel em gestão ambiental é sua segunda opção, mas não descarta cursá-lo na USP. A expectativa é grande e a chance de estudar gratuitamente em ótimas universidades é enorme”, Luciana Bueno, mãe do aluno Pietro Bueno, aprovado em gestão ambiental na USP.

Julia Ferreira Bellini, 18 anos, declarou que com amor e empenho dos professores e ensino da melhor qualidade conquistou os melhores resultados e foi aprovada para o curso de enfermagem na Facens e no Albert Einstein.

“Escolhemos o Politécnico para que Beatriz tivesse um bom preparo escolar para a universidade, e ela foi muito empenhada e hoje está colhendo os bons resultados com aprovação na faculdade e já desempenha o papel de publicitária em uma clínica de estética. Quando deixei ela pela primeira vez na faculdade me lembrei de quando a deixei pequena na escola e como ela cresceu”, Eliana, mãe da aluna Beatriz Silveira, aprovada no curso de publicidade e propaganda na Uniso e Faculdade Belas Artes.

“A Sophia entrou no colégio em 2021, desde pequena sempre adorou matemática, já ganhou algumas medalhas e seis delas são da olimpíada de matemática Canguru. Sempre gostou de estudar, se dedicava bastante e tirava notas altas. Fez alguns cursos no Senai e percebeu que queria seguir a área de exatas na indústria. Ela se esforçou todos esses anos, fez vários vestibulares e foi aprovada em 1º lugar em projetos mecânicos (noturno) na Fatec. Passou em engenharia mecânica em algumas faculdades particulares. Durante seu tempo de colégio, sempre teve como referência seus professores, principalmente os da área de exatas. Um bom professor desperta o talento de seus alunos”, declarou Claudia, mãe da estudante Sophia André de Moura, aprovada na Fatec, Facens, Uniso e Athon.

“As aulas no Poli sempre foram com professores muito bons, que se envolvem muito nos conteúdos e sempre estão dispostos a tirar dúvidas. O professor Alvarenga, principalmente, me ajudou muito na prática de redações, e a Maritza, com o incentivo na Olimpíada de Literatura, me ajudando a conquistar uma medalha de bronze e também a conseguir fazer as questões do Enem com mais facilidade. Sou muito grata ao ensino que tive e aos professores. Estou me sentindo nas nuvens! É muito gratificante ver seu esforço resultando em algo muito bom, principalmente logo depois do Ensino Médio”, Giovana Shimoda Derio, 18 anos, aprovada no curso de pedagogia na Ufscar e psicologia na John Cabot University (Roma) e Manhattan University (Estados Unidos). (Gabrielle Pustiglione)

Millena Fernanda Camargo Dias aprovou a dinâmica – Crédito: DIVULGAÇÃO
Kaua:
Julia, ensino da melhor qualidade – Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Beatriz vai estudar publicidade e propaganda – Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Ana Julia foi aprovada no curso de enfermagem – Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Giovana:
Sophia vai fazer projetos mecânicos – Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Samuel é um dos bolsistas – Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Pietro sempre dedicado aos estudos – Crédito: ARQUIVO PESSOAL