Mais de sete mil caixas de chocolate foram doadas a 18 instituições da cidade
Com o objetivo de promover a solidariedade e despertar a consciência social entre os alunos, o Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mobilizou a comunidade escolar, desde a educação infantil até o ensino médio, em uma grande campanha de Páscoa Solidária. A ação arrecadou quase sete mil caixas de chocolate doadas a 18 instituições da cidade.
A diretora do Poli, Luciane Cristina Durigan, explica que a campanha fez parte de uma Gincana Solidária, com regras e pontuação proporcional ao número de alunos por sala. “Desde o início, os estudantes foram incentivados a assumir o protagonismo da ação, utilizando estratégias criativas para arrecadar o maior número possível de caixas de chocolate. Houve rifas, parcerias com os pais, envolvimento de familiares e até apoio do comércio local”, conta.
Além da arrecadação, a gincana premiou as salas mais engajadas. A grande vencedora foi a turma do 6º ano B, que alcançou a maior pontuação proporcional. Como premiação, os alunos fizeram a entrega das doações ao Projeto Renovar, no Lar Escola Monteiro Lobato. Os estudantes passaram uma manhã ao lado das crianças atendidas, promovendo brincadeiras e momentos de convivência.
Para Luciane, a iniciativa foi um sucesso e mostrou que, quando incentivados e engajados, os jovens são capazes de promover transformações reais na sociedade. “Ver a mobilização dos nossos alunos e o resultado alcançado me enche de orgulho. Acredito que movimentos como esse são de extrema importância na formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para transformar o mundo ao seu redor”, complementa o professor de educação física do Colégio, Arthur Augusto.
A ação do Colégio Politécnico integra um conjunto de projetos pedagógicos desenvolvidos com foco na formação integral dos alunos, estimulando valores como empatia, responsabilidade social e cidadania.
Solidariedade
“A minha motivação na campanha de Páscoa Solidária foi para conseguir pontuação para o interclasses e mais ainda para ajudar as crianças do Monteiro Lobato com os chocolates”, comenta Manuela Castro de Manente.
“Eu achei bem legal a iniciativa do colégio em doar as arrecadações para crianças que não têm condições de comprar chocolate nesta Páscoa. Nos organizamos para ganhar, mas ficamos em segundo lugar. É bem legal que o colégio dê pontos de interclasses para as salas vencedoras. O colégio consegue unir a competição entre os alunos de uma forma saudável, incentivando as crianças a praticarem a solidariedade”, afirma Murilo Romano Carpine.
“Foi demais. Theo saiu pedir ajuda na rua, na praça, na feira, pediu para amigos próximos e familiares, gravou vídeo para as redes sociais. A família toda se envolveu na campanha pesquisando lugares com promoções, arrecadamos mais de dois mil reais em dinheiro. Quando Theo descobriu que a classe ganhadora ia entregar a arrecadação, ele se engajou mais ainda. A classe se emocionou com o resultado, com o primeiro lugar, e comemorou o fato de ter esse momento inclusivo”, lembra Natália, mãe do aluno Theo Fongaro Costa.
“Nossa turma da 3ª série do ensino médio se empenhou desde o início do ano, vendemos rifas para arrecadar dinheiro e comprar os chocolates. Foi bem bacana ver o empenho de todos. Conheço de perto a instituição, um projeto muito bonito. Foi gratificante passar o dia com eles e fazer uma Páscoa mais feliz e gratificante”, diz Vinicius Gusmão de Marins Peixoto. (Gabrielle Pustiglione)


