No Poli, novo ambiente, mais colorido, divertido e acolhedor, proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora
Brincar ao ar livre, com amplo espaço para movimentos e estímulos variados, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, sendo essencial para o crescimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. É uma maneira de as crianças se desenvolverem, aprenderem e, claro, se divertirem também. Para os pequenos, todo tipo de brincadeira é proveitoso, mas aquelas que ocorrem fora de ambientes fechados também estimulam o contato com a natureza, a cidade e a sociedade.
No Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), os alunos da Educação Infantil tiveram uma grande surpresa, ao retornar às aulas, com a revitalização do parque escolar. O novo ambiente, mais colorido, divertido e acolhedor, proporcionou uma experiência ainda mais enriquecedora para as crianças, iniciando o ano com o pé direito, como relataram os alunos do Pré II A.
O parque não é apenas um espaço para brincadeiras, mas um ambiente rico que favorece o desenvolvimento de diversas habilidades. Ao sair da sala de aula e explorar o exterior, as crianças se envolvem em atividades que desenvolvem a coordenação motora, o equilíbrio e a força, como correr, pular e escalar. O contato com diferentes superfícies e elementos naturais, como árvores, folhas, areia e pedras, oferece novas experiências sensoriais e contribui para a percepção corporal e o aprimoramento das habilidades motoras finas e grossas.
Essas vivências ao ar livre são oportunidades únicas de estimular os cinco sentidos das crianças (tato, audição, visão, olfato e paladar) por meio de atividades lúdicas. Por exemplo, ao observar o canto dos pássaros ou as borboletas que voam pelo parque, as crianças têm a chance de explorar a fauna local e desenvolver um olhar atento para os detalhes da natureza. Além disso, o olfato pode ser estimulado pelo cheiro das flores e da terra molhada, enquanto a visão é aguçada pela diversidade de cores e formas encontradas no ambiente natural. O paladar nos momentos de piquenique ao ar livre que reforça a importância da convivência social, do respeito pelas diferenças, da resolução de conflitos e do compartilhamento.
O parque oferece também uma rica oportunidade para a construção de vivências e aprendizado prático. Ao interagir com o ambiente, as crianças não só desenvolvem suas habilidades motoras e cognitivas, mas também exploram suas capacidades de comunicação, empatia e resolução de problemas. Brincadeiras em grupo ajudam a fortalecer o trabalho em equipe, o respeito pelas regras e a negociação de soluções, essenciais para o desenvolvimento social.
A observação da fauna e flora, por exemplo, ao escutar o canto dos pássaros ou observar borboletas, contribui para a compreensão do ciclo de vida e o cuidado com o meio ambiente. As atividades ao ar livre também permitem que as crianças se envolvam em jogos simbólicos, criando histórias e interagindo com os elementos naturais de forma criativa.
O tempo passado ao ar livre, em contato com a natureza, traz benefícios comprovados para a saúde emocional e física das crianças. Além disso, as brincadeiras ao ar livre ajudam a reduzir a ansiedade e proporcionam momentos de relaxamento e prazer.
O objetivo dessas vivências é promover um desenvolvimento equilibrado e integral, por meio do qual as crianças possam explorar suas capacidades motoras, sociais e cognitivas de forma lúdica e prazerosa. A aprendizagem que ocorre fora da sala de aula complementa os conteúdos escolares, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. Ao vivenciarem esses momentos de interação com a natureza, as crianças também desenvolvem uma maior consciência ambiental, aprendendo a respeitar e cuidar do meio ambiente.
“As brincadeiras ao ar livre são uma parte essencial da educação infantil, pois estimulam o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças. Elas favorecem o aprendizado por meio da exploração, da interação social e do contato com a natureza, além de contribuir para a construção de um vínculo positivo com o mundo ao seu redor”, explica a professora Jeiza Carla Araújo de Oliveira, responsável pela atividade.
Opinião dos pais
“Eu acho muito importante esse tipo de atividade, pois é brincando ao ar livre que a criança será estimulada e seu desenvolvimento será ainda maior. Ela terá boas memórias, gasta energia e, consequentemente, ela terá uma melhora no humor durante o dia e seu sono também melhora. Ela consegue ter independência e autoconfiança, pois ela vai descobrindo o que ela pode e não pode fazer”, conta Débora Antunes Neto Moreno, mãe da aluna Ayla Antunes Moreno, 4 anos.
“Esse tipo de atividade é muito importante, pois o fato de sair do ambiente de sala de aula estimula muito a criatividade e imaginação; além de queimarem muita energia e acabam dormindo muito melhor”, explica Vanessa Cugler Cleto, mãe do aluno Lucca Cugler Cleto, 5 anos.
“Minha filha, com 5 anos, tem muita energia e ama brincar ao ar livre. É impressionante ver como ela se diverte, seja correndo, pulando corda ou explorando o jardim e brincando na terra. Eu sempre percebo o quanto essas atividades são importantes para o desenvolvimento dela, não só fisicamente, mas também mentalmente. Quando ela está ao ar livre, é como se tivesse a liberdade para ser criativa, experimentar coisas novas e, ao mesmo tempo, aprender sobre o mundo ao seu redor. Além disso, vejo como brincar fora de casa ajuda a desenvolver a socialização dela, principalmente quando está com outras crianças. Elas interagem de forma espontânea e criam histórias juntas, o que é ótimo para a imaginação. Eu acredito muito que a natureza tem um papel essencial nisso, é mais do que só diversão, é um ambiente onde ela aprende a lidar com diferentes estímulos e até com seus próprios limites”, Juliany Thaila Santos Ramos de Souza, mãe da aluna Aurora Ramos Melchior.
“Não posso deixar de mencionar o papel fundamental que a escola tem, sei que a escola tem proporcionado atividades ao ar livre de forma muito rica. Isso me dá uma tranquilidade enorme, porque vejo como essas vivências no ambiente escolar, com a orientação dos professores, ajudam a complementar tudo o que ela aprende em casa. Eu realmente confio que a escola está ali para proporcionar o equilíbrio entre as brincadeiras, o aprendizado e a socialização, criando um ambiente seguro e estimulante para ela crescer”, finaliza Juliany. (Gabrielle Pustiglione)







