Central do Enem: estratégia do Poli é fortalecer o aprendizado dos alunos

Muitas são as preocupações dos adolescentes durante o Ensino Médio, entre elas, o futuro acadêmico e profissional. Algumas apreensões possuem até nome e sobrenome, como o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. Para encarar essa onda de provas e vestibulares, os alunos do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral, se prepararam de um modo especial.

O aluno Murilo Archiza, de 18 anos, estava entre os 11.057 inscritos para o Enem neste ano. A aplicação das provas aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro, porém, a preparação começou no início de 2023, quando o jovem decidiu cursar medicina. Durante esse período, além do auxílio dado pelo colégio, o estudante montou o seu próprio cronograma de estudos.

“Primeiro, verifiquei quais áreas têm peso maior para medicina, essas eram as principais, que eu precisava ir bem para conseguir uma nota alta. Então, foquei bastante em humanas, biológicas e linguagens”, conta Murilo. “Como eu tinha dificuldade na redação, todo mês escrevia pelo menos três e pedia para o meu professor corrigir. Isso me ajudou muito”.

Dentro da sala de aula, os estudantes também receberam muito suporte, principalmente neste último ano. A cada semestre, seis simulados foram aplicados para que pudessem se familiarizar com a estrutura da prova e gerenciar o tempo com mais eficiência. Para Isabella Bueno Barbosa Mota, de 18 anos, que também concorre a uma vaga para medicina, a iniciativa ajudou.

“No ano passado, eu não fiz o Enem como treineira, então os simulados foram ótimos para eu entender como funciona, principalmente em relação ao tempo”, relata a aluna. “Além disso, estudar as questões das provas anteriores também me ajudou bastante, até porque existe um padrão na avaliação”.

Rafael Siveris, de 17 anos, também fez as provas, porém, com o foco no curso de direito. Para isso, seu tempo foi dedicado ao estudo nas áreas de humanas e linguagens, principalmente redação. O estudante enxerga que a avaliação escrita é a mais importante.

“Para os adolescentes que farão o Enem nos próximos anos, o meu conselho é focar bastante na redação, por ser uma nota cheia e valer muito”, orienta Rafael. “No meu cronograma de estudos, pratiquei bastante e, hoje, vejo o quanto melhorei”.

Embora ainda esteja no 2º ano do Ensino Médio, o aluno Vinicius Peixoto, de 16 anos, também realizou as provas do Enem, porém, com um foco diferente. Com anseio de um dia ser advogado, o seu propósito foi avaliar o seu desempenho e entender o que precisa melhorar para o próximo ano.

“Para mim, foi uma boa experiência. Como eu quero cursar direito, estou focando nas questões de humanas e linguagens, porém, com a prova, percebi que preciso dar mais atenção para as matérias de exatas”, conta Vinicius. “Física e matemática são os assuntos que tenho mais dificuldade por conta das fórmulas. Então, para ano que vem, quero me dedicar nessas áreas”

Suporte Pedagógico

Além da aplicação dos simulados periódicos, o Poli promoveu a Central Enem, uma semana de integração entre diferentes áreas do conhecimento. O projeto, na visão de Carlos Eduardo Leite, coordenador pedagógico do Ensino Médio, fortalece o aprendizado de forma dinâmica.

“Nosso foco é fortalecer o entendimento e o desempenho dos estudantes em todas as áreas do conhecimento, preparando-os para desafios acadêmicos e para a vida. Portanto, esse tipo de estratégia torna o aprendizado mais significativo e prepara o aluno para o raciocínio rápido e contextualizado, típico das questões atuais”, aponta Carlos.

Já o coordenador Jonathan Quintiliano Monteiro reconhece a preparação como profunda e contínua, uma vez que o objetivo é que os alunos se sintam confiantes para enfrentar os desafios com competência e tranquilidade. Portanto, os conteúdos são trabalhados com estratégias voltadas para a resolução de problemas, bem como com orientações focadas na autonomia dos adolescentes.

“Para complementar, contamos com o plantão de exatas durante todo o ano letivo, oferecendo suporte dedicado à matemática, física e química”, complementa o coordenador pedagógico. “Com essas ações integradas, oferecemos uma preparação completa e personalizada, capacitando nossos alunos a enfrentarem os desafios dos vestibulares com segurança e confiança”. (Beatriz Falcão)

Para os estudantes é mais fácil aprender de forma dinâmica e com suporte pedagógico necessário – Crédito: DIVULGAÇÃO
Os alunos Rafael Siveris, Isabella Bueno Barbosa Mota, … – Crédito: DIVULGAÇÃO
… Vinicius Peixoto e Murilo Archiza fizeram as provas do Enem – Crédito: DIVULGAÇÃO