BETT Brasil é considerado o maior evento de tecnologia educacional da América Latina
O Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foi representado em uma feira educacional na terça-feira (23), no Expo Center Norte, em São Paulo. O BETT Brasil é considerado o maior evento de tecnologia e inovação para a educação na América Latina. O objetivo do encontro, que ocorre anualmente, é fomentar o debate e o diálogo entre os profissionais da área e, assim, estimular ideias, conexões e soluções para o desenvolvimento da educação no País.
Marcaram presença no evento em nome do colégio, Luciane Cristina Durigan, diretora do Politécnico, e Francine Oliveira, coordenadora pedagógica da Unidade Centro, juntamente com o gestor da FUA, Pedro Gimenes, o presidente Hélio Sola Aro, o secretário Vanderlei da Silva, o tesoureiro Laelso Rodrigues, o conselheiro Pedro Souza e o diretor educacional José Oswair Drigo (integrantes da Diretoria Executiva da Fundação). “Os diretores da FUA, junto à direção do Poli, estiveram na feira em busca de novidades, que possam agregar melhorias no aprendizado aos alunos. Estamos em constante busca por avanços. Em breve teremos novidades”, explicou o presidente.
Durante a feira, eles tiveram a oportunidade de participar de palestras inspiradoras, estabelecer contato com empresas de tecnologia de ponta, instituições de ensino renomadas e diversos profissionais do setor. Além disso, exploraram os diversos estandes, incluindo um espaço de exposição com 40 metros quadrados. Um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento, networking e aprimoramento profissional.
“A feira pode colaborar de várias maneiras. A feira apresenta as mais recentes tecnologias educacionais, permitindo que as escolas conheçam e adotem ferramentas inovadoras para melhorar a qualidade do ensino”, comentou a diretora Luciane, que também ressaltou a importância do networking, um momento de troca de experiências. “A BETT Brasil reúne profissionais da educação, permitindo que gestores escolares e educadores estabeleçam contatos com outros colegas, compartilhem experiências e troquem ideias sobre as melhores práticas educacionais”, complementou.
Outro ponto destacado foi a personalização do ensino. Por meio das palestras e workshops apresentados, foi possível conhecer diversas ferramentas. Para a diretoria, essa é mais uma maneira de encontrar soluções para atender às necessidades específicas dos alunos, permitindo uma educação mais personalizada e adaptada às habilidades individuais de cada estudante. “Tecnologias apresentadas na BETT como realidade virtual e gamificação, podem tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e envolvente para os alunos, aumentando seu engajamento e motivação. A feira pode proporcionar acesso a recursos, conhecimentos e contatos que contribuem significativamente para o aprimoramento da qualidade do ensino”, pontuou Luciane.
Francine Oliveira, coordenadora pedagógica da Unidade Centro, participa da feira todo ano. Conforme a profissional, o evento é uma oportunidade para se atualizar, pois disponibiliza acesso às soluções, tendências e novas propostas na área da educação. “Sempre contribui com essas trocas de sistemas de ensino, de atualizações de materiais pedagógicos. A questão das tecnologias, algumas palestras também contribuem, ideias de projetos, sempre com a ideia de inovar”, comentou.
Na ocasião foram abordados assuntos abrangentes, incluindo inteligência artificial, sustentabilidade, robótica nas escolas, cultura organizacional, futurismo e diversas outras temáticas. O evento aconteceu ao longo da semana e foi encerrado nesta sexta-feira (26). Entre as atividades realizadas, destacam-se palestras, workshops e debates que abordaram desafios e oportunidades da inclusão de tecnologia, estratégias educacionais ao redor do mundo, comunicação na educação, racismo e, ainda, formação de professores.