Mudar nem sempre é fácil, mas é necessário quando surgem os momentos de transição de ciclos escolares
Ano após ano, os estudantes se despedem de uma rotina para alcançar uma nova fase escolar. A mudança é significativa para as crianças que passam do Infantil para os anos iniciais, dos anos finais do Ensino Fundamental, e ainda mais marcante quando os jovens chegam ao Ensino Médio. Somam-se aos desafios como novas responsabilidades, o aumento da carga horária, a organização pessoal e a busca pelo bom desempenho. Como a escola acolhe esses alunos, estimulando-os a celebrar as novas etapas?
As unidades Centro e Alto da Boa Vista do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), promove ações para preparar os alunos que mudam de ciclo educacional.
“Entendemos que a transição de segmentos é um momento crucial para o crescimento acadêmico e pessoal dos nossos alunos. Por isso, estamos comprometidos em tornar essa experiência ainda mais enriquecedora e divertida através de aulas diferenciadas onde cada professor pode mostrar um pouco da sua metodologia. E que cada aluno seja bem-vindo à jornada de aprendizado e diversão na mudança de segmento no Poli em 2025”, explicou Luciane Durigan, diretora do Poli.
Da Educação Infantil para o Fundamental
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um momento cheio de novidades e, por isso, pode ser desafiador para as crianças. São muitas as mudanças: novos amigos, professores, ambientes e rotinas. Tudo isso se transforma num enorme processo de aprendizado e descobertas.
“O trabalho de transição de ciclos com as crianças é muito importante, elas passam a ter uma organização diferente da que estão acostumados. Mudança nos horários, número de disciplinas, horário de lanche e na questão da organização, fora a ansiedade deles em conhecer professores; é como estar no 1º ano. É um momento onde levamos eles para conhecer a nova rotina, desde a portaria, a área para atividades externas. Eles conversam com os alunos do 1º ano e com a professora e participam da rotina e conhecem a parte pedagógica, material utilizado e se envolvem com a turma do 1º ano. Trabalhamos esse momento para que fiquem tranquilos porque é uma fase muito importante, a da alfabetização”, explicou Veridiana Herrera Ferreira, coordenadora do Ensino Infantil.
“Eles foram durante a semana conhecer o ambiente, salas de aula. Maria Eduarda veio toda empolgada com o tamanho da escola, ganharam novos amigos, fizeram atividade e já sabe que o novo ciclo do Infantil para o Fundamental I vai ser muito mais de aprendizado do que brincadeiras. Temos certeza que escolhemos um bom colégio e acreditamos que vai ser uma boa caminhada”, descreveu Cintia Galvão Vitonis, mãe de aluna do colégio.
Transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental II
A transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental é marcada por significativas mudanças que envolvem diferenças na organização escolar e nos encaminhamentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.
“A mudança do 5º para o 6º ano é um momento importante na vida escolar dos alunos, pois marca a transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, com novas responsabilidades, professores específicos para cada disciplina e uma rotina de estudos mais estruturada. Para ajudar os alunos nessa transição, o colégio adotou uma série de práticas”, explicou Francine Oliveira, coordenadora do Fundamental I da Unidade Centro.
O trabalho segue um cronograma:
1. Orientação sobre a rotina do Ensino Fundamental II: as turmas do 5º ano recebem informações sobre como é a dinâmica do 6º ano, incluindo o funcionamento das aulas por disciplina e as mudanças nas regras e horários.
2. Reuniões de acolhimento e conversas com professores: reuniões com os professores do Ensino Fundamental II ajudam os alunos a entenderem as expectativas e a se familiarizarem com a nova equipe docente.
3. Planejamento de estudos: os alunos são orientados a desenvolver melhores hábitos de estudo e organização. Isso inclui o uso de agendas, estratégias de revisão e formas de lidar com a maior carga de conteúdos.
4. Visita guiada: muitas vezes, as turmas fazem uma visita às instalações do Ensino Fundamental II, o que facilita a adaptação ao novo ambiente.
5. Diálogo com pais e responsáveis: é comum que o colégio também envolva as famílias no processo, com reuniões e orientações sobre como podem apoiar os filhos durante essa transição.
“Esse período de preparação é essencial para garantir que os alunos estejam confiantes e motivados para o novo ciclo, promovendo uma experiência mais tranquila e bem-sucedida no 6º ano”, concluiu a coordenadora Francine Oliveira.
Vinicius Ribeiro, pai da Júlia, estudante do 5º ano da Unidade Alto da Boa Vista, conta que a filha ficou feliz por conhecer a rotina do 6º ano. “A Júlia está empolgada com a nova fase, já conheceu os professores e teve conhecimento das disciplinas. “Tenho certeza que como uma boa aluna e amparo do colégio ela vai levar com tranquilidade e leveza, com responsabilidade e nosso acompanhamento para um bom desenvolvimento”, disse.
A expectativa para os pais de Theo, estudante da Unidade Centro, é grande para essa nova fase. “Um período de muitas mudanças, ela passa do 5º ano para o 6º e já tem conhecimento do que o espera. Mudanças como horário, rotina, novos amigos, novos professores, e nós pais damos todo o suporte para que o caminhar seja leve e de aprendizados”, explica Natália Fungaro.
Para o Ensino Médio
A transição do 9º ano para o Ensino Médio é um momento de grande importância na trajetória acadêmica dos estudantes. O projeto de transição de ciclos do Poli tem como objetivo proporcionar uma primeira experiência dos alunos com os professores do próximo ciclo, ajudando-os a se familiarizarem com o ambiente e as expectativas que os aguardam.
“O trabalho que o colégio faz para a transição de ciclos foi bem bacana para a Isabela. A iniciativa de levá-los conhecer a Fadi foi fantástica, foi um caminho para a escolha do que quer estudar e já sabe como se preparar”, conta Taís Caixeiro, mãe da Isabela do 9º ano que está de olho no Ensino Médio.
“Essa iniciativa é fundamental para acolher os alunos e integrá-los gradualmente às novas etapas da sua vida escolar. Ao conhecerem a rotina dos professores e interagirem com eles em uma aula planejada com carinho, os alunos ganham mais segurança e confiança para enfrentar o próximo ano. Sabemos que essa mudança de ciclo pode gerar ansiedade, mas queremos que cada aluno se sinta apoiado e confiante, sabendo que a equipe escolar está preparada para ajudá-los a lidar com todas as mudanças e desafios”, explica Ana Paula Pena, coordenadora do Fundamental II da Unidade Alto da Boa Vista.
“Como parte do projeto de transição de ciclos, os professores do Ensino Médio recebem a turma do 9º ano para uma aula, cuidadosamente planejada, que é dinâmica e divertida, respeitando os interesses e curiosidades dos alunos. Os professores têm liberdade para explorar temas que instiguem a participação e promovam um ambiente acolhedor, reforçando que essa transição será marcada por uma parceria constante. Uma equipe que está ao lado de cada aluno nessa nova jornada. Esse projeto representa nosso compromisso em proporcionar uma transição tranquila e encorajadora, preparando nossos estudantes para o que vem a seguir de forma alegre e motivadora”, finaliza Ana Paula Pena. (Gabrielle Pustiglione)