Politécnico amplia oferta de atividades extracurriculares
O Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), inicia o ano letivo com novidades. A ginástica artística e o inglês são as novas atividades extracurriculares programadas para começar em março.
De acordo com a coordenação pedagógica, podem participar os alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental I até os que cursam o Ensino Médio, independente do nível de habilidade.
O objetivo é possibilitar novos conhecimentos, ampliando perspectivas e experiências, para contribuir com a formação individual dos alunos.
A coordenadora Ana Paula Bellini explica que a proposta está sendo recebida com entusiasmo por todos, já que as atividades extracurriculares visam enriquecer ainda mais a experiência educacional dos estudantes do Poli.
“A ginástica artística, por exemplo, combina elementos de dança, ginástica e expressão corporal, promovendo o desenvolvimento físico, coordenação motora, flexibilidade, disciplina e trabalho em equipe. Além disso, é uma atividade que estimula a criatividade e a autoconfiança dos participantes”, explica, ao falar dos motivos que influenciaram na decisão de ofertar essa atividade.
Ainda, segundo ela, a possibilidade de adaptar a experiência a diferentes idades também é um diferencial.
Apaixonada pela ginástica
O conhecimento técnico da professora de educação física Rosana Regina Mariano é indiscutível. Ela é especializada em ginástica artística. Mas, também, nutre paixão pela modalidade e experiência de quando foi atleta desse esporte olímpico.
Rosana representou Sorocaba dos oito aos 17 anos. A partir dessa idade, tornou-se auxiliar no Sesi de Votorantim por mais de uma década.
“Tínhamos, no Sesi, um trabalho de iniciação e competição, além de uma das melhores equipes da região, que participava de Jogos Regionais e Abertos, Liga de Ginástica, Torneio Nacional”, lembra.
A profissional, que chega para reforçar o time do colégio, também tem passagens pelo Instituto Humberto de Campos e pela Prefeitura de Boituva.
Os estudantes interessados poderão usufruir dessa experiência, na modalidade, nas unidades Centro e Alto da Boa Vista.
Let’s go to talk?
Sim, esse é o convite, conversar bastante durante as aulas que fazem parte do projeto inglês, como atividade extracurricular.
A professora Adriana Lopes explica que as aulas vão focar em conversação, utilizando o lúdico como um recurso didático, para facilitar o aprendizado. “Vamos seguir o conteúdo que também está sendo ensinado em sala de aula”, comenta.
Segundo a professora Morgana Antunes, no Colégio Politécnico, o contato com o idioma inicia desde a Educação Infantil e segue até o Ensino Médio.
“A língua inglesa desempenha um papel crucial na vida dos alunos, proporcionando oportunidades de comunicação global, acesso ao conhecimento, avanço profissional, experiências culturais enriquecedoras e benefícios cognitivos. Portanto, investir no aprendizado do inglês desde cedo pode abrir muitas portas para o futuro das crianças”, explica.
Aliás, a educadora reforça a importância do aprendizado de uma segunda língua para melhorar habilidades cognitivas, como memória, concentração e resolução de problemas.
No Poli, esse processo é feito de forma organizada. Morgana explica que na Educação Infantil os alunos estão sendo expostos ao inglês de maneira lúdica e interativa. Eles aprendem vocabulário básico por meio de canções, jogos e atividades que estimulam a participação ativa.
A partir do Ensino Fundamental I, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades básicas de comunicação em inglês de fala e escuta. Eles conhecem o alfabeto, números, cores e vocabulário básico relacionado à família, animais, alimentos etc.
“A ideia é praticar a pronúncia e a formação de frases simples. As atividades incluem músicas, jogos, histórias simples e interações verbais simples com o professor e colegas. Logo, os alunos começam a ler e escrever palavras e frases curtas em inglês”, detalha.
Ainda, segundo ela, no Ensino Fundamental II, as aulas de inglês, geralmente, visam desenvolver uma base sólida nas habilidades fundamentais da língua inglesa: compreensão auditiva (listening), fala (speaking), leitura (reading), escrita (writing) e cultura e civilização (culture and civilization).
Mais esporte
Para os alunos a partir do 5º ano, do Ensino Fundamental I, os treinamentos de futsal e de vôlei são mais uma opção.
“Nos treinamentos procuramos, através de exercícios, jogos situacionais e jogos coletivos, promover um aprendizado das modalidades nos aspectos técnicos, táticos e físicos. A partir disso, é que montamos nossas equipes para a participação dos Jogos Escolares”, comenta o professor Arthur Augusto Paes de Moraes, responsável pelas aulas de educação física na unidade Centro.
Já, na unidade Alto da Boa Vista, os alunos são orientados pelo professor Vinícius Rodrigues de Moraes. Para participar, basta fazer a inscrição junto à coordenação do segmento. Nessas aulas, o treinamento é mais específico nas técnicas, fundamentos e táticas de jogo.
Mais quadras
E tem mais boa notícia! Todos os alunos também irão contar com mais duas quadras de areia, para prática de beach tennis e vôlei, que estão sendo construídas na unidade Alto da Boa Vista. As obras estão em andamento com conclusão prevista para abril. (Denise Rocha)